Os primeiros dias de vida de uma criança ficarão para sempre na memória dos pais. Durante esse período, é preciso ter bastante cuidado e atenção com o pequeno, que ainda está conhecendo o mundo. Nesses primeiros dias e meses, os pais devem prestar atenção em cada detalhe da vida do bebê – inclusive nas roupas de recém-nascido que ele deve usar para ficar protegido e confortável.
Para tornar esse tempo ainda mais inesquecível e agradável, sugerimos para os pais os principais cuidados com a roupas de recém-nascido que devem ser tomados nos primeiros três meses.
Com essas informações em mãos, será ainda mais gostoso aproveitar os primeiros momentos da criança. Confira.
– Veja também: 4 dicas para acertar na hora de comprar roupa de bebê online
Os principais cuidados com as roupas de recém-nascido
Em especial nos primeiros três meses de vida, a pele do bebê é muito delicada. Por isso as roupas de recém-nascido são tão importantes. Elas ajudam a regular e a manter a temperatura do corpo do pequeno de maneira ideal.
Assim sendo, as roupas de recém-nascido ideais são aquelas peças mais larguinhas. Os pais não devem vestir o pequeno com peças que tenham gola mais apertada, zíperes, botões, capuz, detalhes em alto relevo ou ganchinhos, por exemplo. Esses pequenos detalhes podem irritar a pele da criança ou incomodar, já que eles passam muito tempo deitados.
Sabendo quais peças evitar, é hora de saber quais são as roupinhas ideais para os pequenos.
Escolhendo as roupas de recém-nascido ideais para o bebê
Ao vestir o bebê, os pais devem optar por roupas que sejam fáceis de colocar e tirar. Isso faz com que seja mais difícil irritar a pele da criança. O ideal é optar por peças que tenham velcro ou botões de pressão nas laterais ou no ombro.
Outros detalhes também são importantes:
Tecidos
Também cabe aos pais prestar atenção no tecido das roupas. Os ideais são aquelas peças de fibras naturais, como as malhas feitas com 100% de algodão. Vale lembrar que existem diversos tipos de algodão que podem ser escolhidos para as peças. Pode ser o algodão tradicional, o orgânico, o Pima e o egípcio, por exemplo.
Outro tecido que também é recomendado para os primeiros dias de vida é o Pima Cotton. Isso porque esse tecido é mais leve, confortável e permite que a pele respire de maneira saudável. Atenção: embora o linho seja um tecido de fibra natural, não é recomendado nos primeiros meses de vida por ser áspero demais.
Temperatura
Outro aspecto importante para vestir o bebê é a temperatura ambiente: os cuidados mudam no inverno e no verão.
Nos dias quentes, o ideal é optar por um body sem manga, deixando livres os bracinhos e perninhas. Caso esfrie, basta colocar mais peças de roupa para manter a temperatura corporal do bebê. Para isso, é importante que os pais prestem bastante atenção aos sinais que o bebê dá.
– Confira: Tem bebê chegando? Veja 4 dicas de presente criativo para recém-nascido
Hora de colocar as dicas em prática!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre roupas de recém-nascido, é hora de colocá-las em prática! Existem as limitações de tecidos e cortes, porém, as cores e estampas ficam à cargo do gosto dos pais.
Aproveite os primeiros meses de vida para vestir o bebê da maneira que você sempre quis e guarde para sempre esses momentos na sua memória.