Você sabe como fazer papinha para bebê e garantir que a alimentação do pequeno seja saudável, saborosa e adequada? Então confira nossas dicas e prepare você mesmo a próxima refeição da criança!

– Veja também: 4 dicas para introdução alimentar dos pequenos

Por que fazer a própria papinha?

A verdade é que não existe muito segredo para fazer a papinha para bebê. O importante mesmo é ter paciência no momento da refeição, pois os pequenos devem comer de pouco em pouco, no seu próprio tempo. Também, vale lembrar que ao saber como fazer papinha para bebê, você terá certeza de que o pequeno está ingerindo alimentos saudáveis, que não foram processados. Assim, pode se sentir mais seguro nas horas da refeição.

Outra grande vantagem em fazer a própria papinha é que você mostra para o bebê as inúmeras possibilidades e variedades de alimentos que podem ser explorados. Afinal, praticamente todas as frutas, legumes, verduras, carnes e peixes podem ser transformados em uma comida saborosa e saudável para o bebê.

Agora que você sabe dessas informações, é hora de colocar a mão na massa!

E então, como fazer papinha para bebê?

1. Compre alimentos frescos

A primeira dica para fazer a papinha para o pequeno é: tenha alimentos frescos e de qualidade. Assim é maior a probabilidade da papinha ser mais gostosa.

A nossa dica é buscar pelas verduras, frutas e legumes “da época”. Eles possivelmente estarão com um preço melhor e mais frescos. Ainda, mudam com o passar do tempo. Assim, é possível explorar vários alimentos diferentes.

– Confira: 3 receitas de papinhas para bebê de até 6 meses

2. Cuide da higiene

Além de optar por alimentos frescos e de qualidade, é preciso lavá-los e mantê-los refrigerados de maneira segura. Outra dica importante é cuidar de todas as questões de limpeza e higiene que envolvem o processo de preparar a papinha do bebê.

Por isso, lave bem as mãos com água quente e sabão e enxágue com cuidado antes de começar a mexer nos alimentos. Eles também precisam passar por esse processo de limpeza e higienização.

  • Para frutas e legumes: lave com cuidado e corte fora possíveis manchinhas;
  • Para carnes: retire a gordura.

Ps: lembre-se que a higiene também deve ser mantida no local de preparo. Então, lave bem os utensílios que serão utilizados: tábuas, talheres, panos de prato, esponjas, entre outros.

3. Atenção no preparo de cada alimento

É importante lembrar que alimentos diferentes pedem por preparos diferentes. As frutas, por exemplo, não precisam passar por processo de cozimento. Assim, se você for fazer uma papinha com elas, basta cortá-las, amassá-las ou bater no liquidificador em busca da textura desejada.

Já os legumes normalmente precisam ser cozidos. O ideal é deixá-los bem macios. Por isso, é importante que eles cozinhem por bastante tempo – de preferência no vapor. As carnes também devem passar por esse processo e serem servidas ao ponto/bem passadas. Também, vale lembrar que não há a necessidade de adicionar sal, açúcar ou temperos na papinha.

Pronto! Agora você já sabe como fazer papinha para bebê em casa. Gostou das nossas dicas? Então aproveite e compartilhe com outras pessoas que também possam se interessar pelo assunto!

Atendimento pelo whatsapp