Dedicar um tempo para escolher as roupinhas para bebês é sempre uma delícia! São tantas texturas, cores, formatos e estampas que fica fácil levar várias sacolas para casa, não é mesmo?!
É fato que o segmento de moda infantil cresceu bastante nos últimos anos. Setor que investe cada vez mais em tecidos tecnológicos com objetivo de desenvolver roupas confortáveis com fácil lavagem. No entanto é preciso ter cautela, pois nem todos os tipos de tecido podem ser usados pelos bebês, uma vez que eles possuem uma pele mais sensível e delicada que a dos adultos.
E não é preciso pensar duas vezes, o algodão é o mais indicado para as roupas infantis. Esse tecido, além de macio ao toque, permite que a pele respire ao mesmo tempo que absorve o suor. Mas você sabia que existem vários tipos de algodão?
Quer saber quais os tipos de algodão podem ser ideais para seu bebê? Então confira nossas dicas:
Algodão orgânico
Entre os vários tipos de algodão, o orgânico é sem dúvidas a melhor opção em termos de custo-benefício. O algodão orgânico é uma versão alternativa cultivada sem agrotóxicos ou pesticidas, diminuindo os riscos à saúde do solo, meio ambiente e ser humano.
Ou seja, é um produto que alia sustentabilidade e conforto para o bebê!
Vantagens
Por ser um tipo de algodão produzido longe de produtos químicos, o algodão orgânico proporciona menores riscos de alergias, irritações, asma, além de outros problemas de saúde. Dessa forma, ele é uma ótima indicação para famílias que desejam prevenir possíveis problemas nos pequenos.
Algodão egípcio
Considerado por muitos um tipo de algodão de luxo, o algodão egípcio recebe esse nome por ser cultivado em clima egípcio. Afinal, esse país possui as condições ideais para o cultivo de fibras mais longas, com maior durabilidade e suavidade proporcionada pela maior quantidade de fios.
Vantagens
Uma das principais vantagens do algodão egípcio, além de qualidade, durabilidade, maciez, é a sua pureza e absorção. Enquanto a primeira proporciona menores chances de causarem alergias a segunda garante que a pele respire, sendo ideal para os pequenos que possuem pele mais sensível.
Algodão Pima
Dos tipos de algodão, o pima é o menos convencional. O algodão pima é costumeiramente confundido com o egípcio, devido utilizar como base a mesma planta: gossypium barbadense. No entanto, o cultivo deste algodão acontece no Peru com clima árido e altas temperaturas. Fator que possibilita a produção de fios mais longos, com maior durabilidade, leveza e maciez.
Vantagens
Dentre as principais vantagens que podemos apresentar em relação ao algodão pima é que ele possui trama respirável. Dessa forma, as roupas produzidas com este material facilitam a troca de ar entre pele e ambiente externo, proporcionando frescor, maciez e resistência.
Conclusão
As pesquisas realizadas nos últimos anos proporcionaram avanços na indústria de tecidos, gerando novas soluções que atendem a todos os públicos. Desde aqueles que prezam pela sustentabilidade até os que estão atentos aos possíveis problemas de saúde dos pequenos. Dessa forma, cabe aos pais avaliar as possibilidades e verificar qual atende às necessidades da criança em termos de durabilidade, segurança e conforto.
Agora que você já conhece os tipos de algodão disponíveis no mercado, já pode ficar tranquila (o) na hora de comprar presentes. Não esqueça de nos contar como foi!