Desde o momento em que alguém se descobre grávida, o parto é um dos momentos mais esperados. É nesta data que os pais poderão olhar pela primeira vez o rostinho do mais novo integrante da família.
Independentemente se é a primeira, segunda ou terceira gravidez, sempre surge aquela dúvida básica: entre chupetas, roupinhas e manta, ‘o que levar para a maternidade?
Afinal, é absolutamente normal achar que o bebê vai precisar do enxoval inteiro logo nos primeiros dias. Durante a compra das roupinhas e acessórios é fácil se apegar, não é mesmo?
Mas, com algumas dicas, é perfeitamente possível preparar uma bolsa de maternidade para mamãe e bebê útil e, principalmente, sem exageros. Confira o que levar para a maternidade:
Bolsa para mamães e papais
Pode até parecer estranho, mas o que as mamães e papais devem levar para a maternidade são itens muito parecidos, mudando apenas alguns artigos específicos ao puerpério. Até porque, na maior parte do tempo, os pais permanecem juntos no hospital.
Então aqui a dica é prezar por artigos confortáveis para cada um individualmente e não esquecer dos produtos de higiene. Dentre eles podemos citar:
Artigos para o casal
- Um par de pijamas para a mamãe e outro para o papai;
- Uma quantidade adequada de roupas íntimas confortáveis para os dias que for preciso estar na maternidade.
Artigos para a mamãe no pós-parto
- Absorvente de seio;
- Absorvente específicos para o pós-parto (você também pode optar pelos absorventes de uso noturno);
- Sutiã de amamentação;
- Chinelos ou sandálias para o banho;
- Produtos de higiene pessoal (escova de dentes,creme dental, sabonete, absorventes, xampu, condicionador);
- Muda de roupas para sair do hospital.
Bolsa para o bebê
E do bebê, o que levar para maternidade? Aqui, é possível considerar boa parte dos artigos confortáveis do enxoval. Mas é necessário tomar cuidado com os exageros.
Afinal, depois do parto os pais precisam permanecer na maternidade no máximo 24h, para parto normal, e 72h no caso de cesariana. Neste sentido, é interessante fazer uma lista antecipada mesclando produtos de higiene, roupas e acessórios antes de ir colocando tudo na bolsa da maternidade. Entre eles podemos citar:
Artigos de higiene
- Álcool 70%;
- Cotonetes;
- Pomada para assaduras;
- Lenço umedecido;
- Fraldas RN (dependendo do tamanho do seu bebê);
- Fraldas de algodão;
- Talco;
- Trocador;
- Panos de boca.
Roupinhas e acessórios
- Macacão ou body;
- Touquinha e luvinhas (se o tempo estiver mais frio);
- Meias;
- Cueiro;
- Mantinha;
- Muda de roupas para ir para casa.
Não se esqueça que, apesar de pequeno e frágil, seu bebê sente a mesma temperatura que você. Portanto, também é preciso se atentar para a estação do ano em que acontecerá o parto. Dessa forma, é possível ser mais assertivo na hora de pensar em o que levar para maternidade
Você também pode se interessar por: Quais são as roupas de recém-nascido essenciais nos primeiros dias?
Dica extra
Na bolsa de maternidade também é possível colocar itens para registrar esse momento tão especial, como:
- Câmeras;
- Carregador de celular;
- Cartão de memória.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que levar para maternidade, que tal montar a sua bolsa? Conte para nós como foi!