Se você chegou até aqui é porque em algum momento e até mesmo durante a pesquisa para decoração do quartinho do bebê, se deparou com o termo “quarto montessoriano para bebê”. Muito se engana quem pensa que esse é mais daqueles termos passageiros da moda. Diferentemente dos demais, o Método Montessori só tem a enriquecer a formação das crianças.
Afinal, através dele é possível estimular o desenvolvimento infantil já na primeira infância. Algo essencial para os pais que se preocupam com em proporcionar maior independência aos pequenos.
Mas, muito mais importante que saber da existência dessa filosofia de vida, é entender sua finalidade e aplicação. Então veja como funciona o quarto montessoriano de bebê:
Como funciona o Método Montessoriano?
O método que leva o sobrenome de sua criadora, foi desenvolvido na Itália por Maria Montessori, a primeira mulher a se formar em medicina em seu país. Durante toda sua atuação, se interessou pelas metodologias de formação e aprendizado das crianças.
Desse modo, o método desenvolvido por ela é baseado numa forma não tradicional de educação. Partindo do princípio que os pequenos, independente de sua idade, possuem o potencial de aprender por meio de suas próprias experiências. Portanto, o ambiente deve ser pensado para atender a essa necessidade.
Por este motivo, o quarto montessoriano para bebê é tão relevante. Nele, são dispostos diversos objetivos, com formas, texturas, cores e pesos diferentes, úteis e que ao mesmo tempo despertam o interesse e a curiosidade da criança. Tudo de forma livre, respeitando o tempo, ritmo, personalidade e individualidade de cada um.
Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas sobre montar o quarto montessoriano para bebê. Confira:
Quarto Montessoriano para bebê
Em primeiro lugar, para montar um quarto montessoriano para bebê é preciso ter em mente que, para estimular a autonomia, o ambiente precisa ser seguro para as crianças. Nesse sentido, você pode começar assim:
1- Deixe os objetos ao alcance das crianças
Como essa filosofia busca proporcionar independência aos pequenos, nada melhor que deixar objetos e brinquedos ao seu alcance. Dessa forma, a criança poderá decidir com o quê, quando e como brincar.
Aqui, uma ótima dica para garantir maior segurança aos pequenos é colocar almofadas, tapetes com pontas presas debaixo de objetos e protetores de quina.
2- Use uma cama Montessoriana para bebê
A cama do quarto montessoriano para bebê é um item que causa discussões entres os pais que acabam de conhecer o método. Afinal, como assim um quarto de bebê não possuir berço?
Simples, esse conceito preza pela autoeducação. Por este motivo, as camas baixas, na altura dos babys, são tão importantes. Um vez que elas proporcionam maior liberdade de ir e vir aos pequenos. Algo dificultado pelas paredes do berço tradicional.
Mas os pais podem ficar tranquilos, pois a cama não precisa ficar diretamente no chão. É possível colocar uma base baixa de madeira e até mesmo forrar o chão com tapete de EVA para evitar a friagem.
No quesito segurança, os pais também podem optar por almofadas protetoras ao redor da cama para proteger contra quedas.
3- Coloque um espelho no quarto
Com dissemos, o quarto montessoriano para bebê é um ambiente de experimentação. Dessa forma, é indicado colocar espelhos no quarto permitindo seu autorreconhecimento.
Para os mais pequenos, o ideal é deixar no chão, fixado de forma segura com objetivo de prevenir acidentes. Já para crianças entre 7 e 8 meses é interessante fixar espelhos com barras na parede para que a criança possa se apoiar, estimulando assim sua coordenação motora.
4- Deixe o armário na altura da criança
O armário do bebê também é um item importante para o desenvolvimento da criança. Portanto, ele deve ser colocado em local baixo, com fácil acesso pela criança, proporcionando maior liberdade tanto na escolha das roupinhas (entrando em contato com texturas, estampas, e formas diferentes), quanto para pegar livros e brinquedos.
Essas são apenas algumas dicas para começar a planejar o quarto montessoriano para seu bebê. Lembrando que elas podem ser modificadas de acordo com a idade e crescimento da criança!
Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post com alguém que também vai gostar desse tipo de conteúdo.