A introdução alimentar, como o próprio nome sugere, é o momento de apresentar os alimentos para os pequenos. Esse período pode ser importante para que, no futuro, a criança desenvolva uma alimentação melhor, mais equilibrada e saudável. Assim, é normal que os pais possam ter dúvidas ao passar por esse momento.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que essa fase de transição seja mais tranquila. Confira!
– Veja também: Quais as melhores opções de brinquedos para crianças até 2 anos?
4 dicas para introdução alimentar
1. Escolha bem os primeiros alimentos
Existem vários alimentos que podem ser utilizados nesse período de introdução alimentar. Normalmente, é recomendado que seja feita a introdução de novos elementos a partir dos 6 meses de idade. No início, os ingredientes mais indicados são os naturais e com toques adocicados, que possam assumir a textura de papinhas. Alguns legumes e frutas interessantes para o primeiro momento da introdução alimentar são: banana, pera, mandioquinha, cenoura e abóbora.
2. É possível que haja a rejeição nas primeiras tentativas
É comum que o bebê “empurre” para fora a comida com a língua. Isso acontece porque o pequeno, até então, está acostumado a fazer o movimento de sucção. Afinal, é essa a ação que ele realizava para se alimentar. Por isso, até o bebê se acostumar e aprender a se alimentar dessa nova maneira, é importante insistir e oferecer os novos sabores mais de uma vez. Em pouco tempo, ele terá assimilado essa nova forma de consumir os alimentos. Os pais podem oferecer o mesmo alimento entre 12 e 15 vezes até que o pequeno aprenda a gostar desse novo paladar.
3. Evite o sal
O bebê ainda não conhece o sabor do sal. Assim sendo, ele não irá sentir falta desse tempero na alimentação. Sabendo disso, o recomendado é evitar sal nas preparações para os pequenos – pelo menos até que eles completem 12 meses. Para deixar a papinha mais saborosa, você pode utilizar outros temperos naturais, como salsinha, cebolinha, cebola e hortelã.
4. Diversifique os alimentos
Aproveite o momento da introdução alimentar para apresentar e oferecer diferentes sabores, cores e texturas para os pequenos. Assim, uma dica é usar os temperos frescos citados acima. Também, é possível oferecer uma sopa mais rala, um caldo com pedacinhos de legumes cozidos para os bebês comerem com as mãos, papinhas pastosas, entre outros. É legal pensar em um equilíbrio na oferta dos alimentos.
Aproveite esse momento para realmente apresentar os sabores para o pequeno. Assim, o bebê conhecerá o maior número de alimentos possível já desde cedo. Isso fará com que ele sinta-se familiarizado com diferentes gostos, texturas e cores. Também, é legal quando os pais comem os mesmos alimentos que o bebê, ajudando nessa familiarização de ingredientes.
Colocando em prática a introdução alimentar
Nesse momento de introdução alimentar, é importante respeitar o tempo, a aceitação e o apetite da criança. Cada bebê é único e desenvolve seus próprios gostos. Assim, é importante se informar sobre o assunto e conhecer dicas sobre o assunto, porém, também respeite o seu pequeno.
Também, caso os pais tenham quaisquer dúvidas sobre a introdução alimentar, eles podem entrar em contato com profissionais especializados para esclarecer essas questões da melhor maneira possível.