Os sapatos para bebê podem ser uma boa opção de presente para aqueles que desejam comemorar a chegada do pequeno, alguma data especial ou até mesmo dar um mimo sem nenhum motivo. Porém, é comum que surjam dúvidas na hora de comprar os sapatinhos, afinal, existem algumas questões a serem respondidas:
- Qual o tamanho do sapatinho?
- Quais os materiais mais agradáveis?
- A partir de qual idade o pequeno usa sapatinhos?
Assim, se você quer comprar um par de sapatos para bebês, mas está com essas – e mais algumas – dúvidas, confira nosso texto.
Veja também: 4 dicas para acertar na hora de comprar roupa de bebê online
O que levar em consideração na hora de comprar sapatos para bebê?
Quando o pequeno começa a utilizar os sapatinhos?
Nos primeiros meses de vida, é comum que o bebê fique com os pés mais soltinhos. Assim, normalmente se opta com sapatilhas mais delicadas de tecido – como algodão – mas sem sola. Já, a partir dos 6 meses de vida, que é quando o bebê dá os primeiros sinais de que vai começar a engatinhar, se torna costume comprar os sapatos para bebê.
A dica é investir em sapatos que protejam os pés e evitem danos ou desconforto aos pézinhos. Por isso, vale a pena investir em calçados de qualidade e pensados para cada uma das fases das crianças.
Quais ocasiões pedem por sapatinhos?
Para deixar os pezinhos do pequenos livres por mais tempo, a dica é deixar para utilizar os sapatos para bebê em ocasiões especiais, como festas e batizados. Também, os pais devem ficar atentos para perceber se o bebê não fica incomodado com o sapatinho. Caso aconteça, não hesite em deixá-lo descalço.
Quando os pequenos começam a engatinhar é que os sapatinhos se fazem mais necessários. Nessa fase, os calçados protegem e dão segurança para os pés – principalmente aqueles com sola emborrachada, flexível e antiderrapante.
Também, vale lembrar que a duração média de um sapatinho é de três meses. Após esse período, é comum que o pé do pequeno cresça. Assim, é importante ficar sempre atento ao tamanho do sapatinho para que ele fique confortável e seguro.
Baseie-se na tabela de tamanho médio por idade
Cada bebê cresce ao seu tempo, porém, existe uma média de tamanho do sapatinho de acordo com a idade da criança. Essa tabela pode ser de grande auxílio na hora de fazer a compra do sapato.
– Você também pode se interessar por: Tem alguma amiga grávida? Veja essas dicas de presente criativo para bebê
Outras questões a serem consideradas na hora de comprar sapatos para bebês
Além do tamanho, ao comprar esse tipo de presente, existem outras questões que podem ser levadas em consideração. Dentre elas, destacamos:
- Conferir se os sapatos para bebê são confortáveis e maleáveis;
- Garantir que os sapatinhos tenham sola antiderrapante;
- Optar por calçados que tenham fecho de velcro ao invés de cadarços;
- Escolher pelos sapatinhos que permitam a ventilação nos pés;
- Conferir se a parte de trás do calçado é firme e cobre o tornozelo do pequeno.
Agora que você conhece essas dicas, com certeza está mais preparado para acertar na compra dos sapatos para bebê. Então, é só escolher pelo seu preferido, com as cores e temáticas que mais combinem com o pequeno.