Nos primeiros meses de vida a pele do bebê é super sensível e macia. Assim, é importante saber como evitar a assadura de bebê, já que a pele do pequeno pode ficar sensível com pequenos descuidos.

Ainda, a assadura de bebê, além de deixar a pele do pequeno irritada, também pode ser acompanhada por ardência e coceira. Com isso, pode prejudicar até mesmo o sono da criança. Assim, sabendo dessa comum preocupação, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a cuidar da pele do pequeno e evitar a assadura. Confira!

– Veja também: Guia rápido: Como lavar mamadeira?

4 dicas para evitar a assadura de bebê

1. Cuidados além da fralda

Alguns acreditam que a assadura de bebê acontece apenas na região da fralda, mas não é bem assim. Assim sendo, é legal ficar sempre de olho em outras regiões que podem ser mais propícias para o aparecimento desse machucadinho. Eles acontecem mais comumente em regiões do corpo mais quentes e com dobrinhas. No pescoço e embaixo do queixo, por exemplo.

2. Atenção com a umidade

A principal causa da assadura de bebê é a umidade. Assim, como os pequenos fazem as necessidades várias vezes por dia, nem mesmo as fraldas com grande poder de absorção conseguem retirar toda a umidade do local. Dessa forma, se essa umidade fica em contato com a pele do pequeno por muito tempo, é possível que cause a assadura. Por isso é importante trocar a fralda com frequência. Assim, a umidade é evitada.

Também, se estiver calor, uma ideia é deixar o pequeno sem fralda por um tempinho. Para isso, é importante que ele esteja em um local que seja fácil de limpar – caso ocorram imprevistos.

3. Limpeza é fundamental

É extremamente importante manter o pequeno sempre limpo e sequinho. Assim sendo, deve-se limpar com bastante cuidado a região genital e o bumbum do bebê. Também, ao fazer isso, é importante verificar se não ficou nenhum vestígio de sujeira – e, dependendo do caso, pode ser necessário dar um banho no pequeno.

Tudo limpinho? Então é hora de colocar uma fralda nova. Confira se o bebê está sequinho e então coloque a fralda normalmente.

– Confira: Como dar banho em recém nascido? Passo a passo

4. Talcos: não. Pomadas anti assadura: sim!

É importante evitar o talco. Ele pode abafar a região e, com isso, deixá-la úmida. Ou seja: propícia para as assaduras de bebê. Ainda, o talco também pode ser aspirado pelo pequeno, prejudicando a respiração.

Já as pomadas anti assaduras podem, sim, ser utilizadas. Porém: com cautela. O ideal é passar apenas uma fina camada da pomada no local. Também, o excesso do produto pode deixar a pele sem respirar – o que pode causar alergias e irritações na pele do bebê.

Por fim, entendemos que melhor defesa contra a assadura é manter o pequeno sempre limpinho e seco. Gostou das nossas dicas? Então aproveite e compartilhe o texto com outras pessoas para ajudá-las!

Melhores opcoes de presente