Você sabe como escolher a melhor escova de dente para bebê? E quando é a hora de começar a escovar os dentinhos do pequeno? Então confira nossas dicas para esse momento!

Os primeiros cuidados com a higiene bucal dos pequenos

É comum que os dentes do bebê comecem a nascer a partir dos 6 aos 10 meses de idade. Porém, os cuidados com a higiene bucal do pequeno devem começar muito antes disso. Logo após o nascimento já é importante evitar a cárie de mamadeira, condição que acontece com maior frequência quando o bebê mama antes de dormir e os pais não lavam a boca do pequeno.

Assim sendo, até que nasçam os primeiros dentinhos, é importante limpar as bochechas, língua e gengivas do pequeno. Isso pode ser feito com um paninho ou gaze úmida. É recomendado que essa ação seja feita pelo menos duas vezes por dia – principalmente antes do bebê dormir.

– Confira: Guia rápido: Como lavar mamadeira?

O nascimento dos primeiros dentinhos: hora de escolher a melhor escova de dente para bebê

Após o nascimento dos primeiros dentinhos existem outros cuidados especiais a serem tomados. Entre os 8 e 10 meses, o aconselhado é utilizar apenas uma dedeira macia nos dentes e na mucosa, com movimentos suaves.

Então, a partir dos 10 meses até o primeiro ano de vida, é recomendado que seja acrescentada uma nova rotina de higiene bucal e limpeza para o bebê. Os dentinhos devem ser escovados cerca de três vezes por dia. O recomendado é que a limpeza seja feita sempre após cada grande refeição – café, almoço e jantar.

Para escolher a escova de dente para bebê ideal, os pais devem optar por uma de cabeça pequena, com cerdas macias, um punho grande e sem o uso de cremes dentais.

Também, entre os 10 e 12 meses de idade é quando podem começar as visitas ao odontopediatra. Assim, o especialista poderá começar a aplicar flúor nos dentes do pequeno e também tirar possíveis dúvidas sobre a escovação.

– Veja também: 3 receitas de papinhas para bebê de até 6 meses

Cuidados após o primeiro ano de idade

Após completar um ano, os pais já podem optar por comprar uma nova escova de dente para o pequeno. Também, podem complementar a escovação com pastas de dentes. Vale lembrar que o desenvolvimento de cada criança é diferente, assim sendo, não há idade ideal para que os pais acrescentem o creme dental com flúor na rotina de higiene bucal.

Dessa forma, cabe aos pais observarem se o bebê já sabe cuspir. Isso porque o flúor é importante para a limpeza, mas não deve ser ingerido. Ao acrescentar a pasta, é importante colocar apenas uma pequena quantidade do produto na escova. Também, os pais devem ter cuidado para não machucar os dentes, bochechas e gengivas do pequeno, fazendo movimentos circulares e seguindo sempre uma rotina e sequência. Assim, o bebê ficará acostumado com a ação e, quando tiver coordenação e for capaz de segurar a escova sozinho, já saberá qual caminho seguir.

Atenção aos pais: mesmo que o pequeno comece a escovar o dente sozinho, é importante que os pais confiram a boca da criança após a escovação e, se necessário, complementem a higiene. Assim é garantido que os dentinhos ficarão limpos.

Agora você já sabe como escolher a melhor escova de dente para bebê! Também, aprendeu um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento e higiene bucal dos pequenos. Ainda, é fundamental lembrar que é sempre necessário consultar um dentista, para que ele possa acompanhar o desenvolvimento da dentição da criança e tirar dúvidas sobre o assunto.

Gostou do post? Tem mais alguma dica? Então compartilhe o material com outros pais e deixe sua opinião!

presente com personalidade