Você precisa de algumas dicas de receitas de papinhas para bebê de até 6 meses? Então confira nossas sugestões e transforme a introdução alimentar do pequeno em um momento de muito aprendizado e novidades a serem descobertas.

Vale lembrar que essa mudança de alimentação deve ser feita de maneira gradual. Assim, no início, os pais devem preparar papinhas doces. Normalmente, elas são feitas apenas com frutas de fácil digestão e sem casca, como pera, mamão e maçã.

Após, é possível seguir para a fase das papinhas salgadas, feitas com legumes. Só depois desse processo os pais devem fortalecer ainda mais a alimentação do pequeno com carne, frango e peixe. Dessa forma, aqui separamos algumas opções de papinhas que podem ajudar na hora de passar por esse importante momento de desenvolvimento. Confira!

– Você também pode se interessar por: 4 dicas para introdução alimentar dos pequenos

3 receitas de papinhas para bebê:

1. Papinhas feitas apenas com uma fruta amassada

Para o pequeno se acostumar com a nova alimentação, os pais podem apostar em papinhas que, na verdade, são apenas a fruta – sem as sementinhas e caroços – amassadas. Pera, maçã, mamão e banana são algumas das melhores opções para esse início. Uma fruta de cada vez.

Dica extra: se você optar por fazer uma papinha de banana, é importante saber que existem alguns tipos diferentes da fruta. Normalmente, as bananas verdes e a banana maçã tendem a causar prisão de ventre. Já a banana nanica acelera o funcionamento do intestino.

2. Iniciando a alimentação com papinhas salgadas

Assim como no caso das frutas, o ideal é fazer as primeiras papinhas salgadas com um ou no máximo dois ingredientes. Assim, duas opções de alimentos que funcionam muito bem nessa fase são a batata e a abobrinha. A abobrinha é um vegetal que possui muita água em sua composição, assim sendo, é de fácil digestão. Já a batata vai dar uma consistência um pouco melhor para a receita.

A receita é simples: separe uma batata inglesa pequena e meia abobrinha. Lave-as, descasque-as e corte-as em cubinhos. Cozinhe os dois alimentos em fogo médio e água filtrada. Para saber a hora de desligar o fogo, basta verificar com o garfo se os legumes estão cozidos. Quando estiverem, basta colocar no prato, amassar com o garfo e deixar em textura de purê. Agora é só servir!

Outros legumes e vegetais que podem ser utilizados nessa fase são: chuchu, cenoura, mandioquinha, beterraba, abóbora, entre outros.

– Veja também: Guia rápido: Como lavar mamadeira?

3. Inserindo a carne na alimentação

Depois das papinhas doces, de frutas, e das salgadas, de legumes, é hora de acrescentar mais um ingrediente: a carne. Porém, no início, os pais podem acrescentar apenas o caldinho natural da carne. Como? Desse jeito:

Acrescentando o caldo da carne na papinha – uma dica é cozinhar cerca de 100 g de carne magra. Bons exemplos são o coxão mole ou o músculo. A carne deve ser temperada apenas com temperos naturais – como alho, cebola, cheiro verde e ervas frescas. Não é necessário adicionar sal.

Depois, é hora de lavar os legumes escolhidos – como a batata e a cenoura, por exemplo. Eles devem ficar bem macios, como dito no tópico anterior. Então, na hora de servir, os pais podem adicionar uma concha pequena do caldo da carne no prato. Assim, o pequeno irá se familiarizando, aos poucos, com todas essas novidades da alimentação.

E então, está pronto para preparar as primeiras papinhas para o pequeno? Conhece mais algumas receitas de papinhas para bebê de até 6 meses? Então compartilhe conosco e ajude outros pais a tirarem suas dúvidas!

Atendimento pelo whatsapp